ptenfrdees

Quem Somos

 

 

A Associação Alma Mater Artis (AMA), sediada no concelho da Maia, distrito do Porto, é uma instituição artística/social reconhecida através da atribuição do Estatuto de Utilidade Pública, e define-se de acordo com o seu Objeto Social:

Desenvolve atividades educativas nas componentes artísticas de dança, teatro, música, artes plásticas e outras, fomentando a criação artística individual e coletiva, através de atividades, apresentações e espetáculos, num âmbito de apoio a causas culturais, sociais e humanitárias.”

A constituição oficial desta Associação, em Março de 2014, decidida por professores, encarregados de educação e alunos do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, surgiu perante a necessidade de dar uma melhor resposta às inúmeras solicitações de colaboração, quer no ambito da componente solidária quer na componente artística, projetando assim a dinâmica muito para além do calendário letivo normal.

A dinâmica que caracteriza a essência deste projeto educativo, teve, tem e terá sempre em conta, as suas origens e o espaço embrionário onde se desenvolveu desde 2007, a Escola Pública.

A AMA, reconhecida pelo Ministério da Educação Português como entidade capacitada para exercer boas práticas extra-curriculares de caráter social/cultural/solidário/artístico, possui atualmente validação pedagógica por parte do mesmo Ministério permitindo assim a esta instituição apresentar-se como entidade proponente à mobilidade docente. Este facto, de extrema importância para o crescimento deste projeto, permitiu no passado recente e continua a permitir a continuidade de todo o trabalho anteriormente desenvolvido em contexto escolar.

 

 

O QUE JÁ CONSEGUIMOS

- O Espetáculo Solidário ItineranteMam´Africa” - Expressão máxima da superação pela arte, pela dedicação, pela resiliência e singularidade. Percorrendo já várias regiões de Portugal, com a participação de cerca de uma centena de crianças e jovens entre os 6 e os 22 anos de idade, fomos catalisadores de sinergias solidárias que nos permitiram intervencionar de forma impactante no apoio a várias causas nacionais e também no desenvolvimento do nosso projecto internacional, mais concretamente em São Tomé e Príncipe.

- A criação de uma nova Instituição em São Tomé e Príncipe (ONG Alma Mater Artis). A pertinência deste projecto internacional surgiu perante a tomada de consciência perante a realidade social deste país irmão (São Tomé e Príncipe), onde crianças e jovens, quase nada têm para além do sonho e da esperança. Desta maneira temos conseguido sustentar e materializar a nossa ajuda quer através do apoio material quer através do apoio em recursos humanos (ações de voluntariado internacional) fortalecendo assim a nossa própria identidade.

  • Projeto de Empreendedorismos Social - “1 Mochila & 2 Sorrisos”. A criação deste projecto em 2014 em parceria numa primeira fase com uma associação santomense (ONG Terra Crioula), proporcionou um primeiro apoio efetivo a mais de 900 alunos pertencentes à Escola Básica de Riboque Santana, situada no distrito de Cantagalo (STP). Hoje, o mesmo projeto de empreendedorismo social, proporciona anualmente o apoio escolar a mais de uma dezena de comunidades escolares (Jardins de Infância, 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico) num total superior a 4500 alunos santomenses bem como a oportunidade de criar emprego e sustentabilidade económica a algumas famílias mono-nucleares (mães solteiras).
  • Parcerias e Protocolos de colaboração com entidades e empresas públicas e privadas da comunidade local, concelhia, regional, nacional e internacional a saber: Agrupamento de Escolas Prof. Óscar Lopes, Agrupamento Vertical de Escolas de Paços de Ferreira; Associação de Encarregados de Educação e Pais da EBI Joaquim Pinto (Vizela); FECAPorto; ONG Terra Crioula(STP); INATEL; BIODERMA entre outros…
  • Enquanto projeto do Desporto Escolar (génese desta associação) a obtenção do título de Campeões Locais; Vice-Campeões Regionais e Nacionais do Desporto Escolar em 2013 e Vice-Campeões Locais, Campeões Regionais e Campeões Nacionais de Desporto Escolar em 2014;
  • Atribuição de diversos prémios de reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho de âmbito artístico mas também social; Ex: Prémio Lusofonia 2013 instituído pelo Jornal Veris

 

 

OBJETIVOS DE FUTURO

Continuar a promover nos jovens e crianças, a educação para a cidadania utilizando a vertente artística como instrumento fundamental para o sucesso educativo nas suas variantes multidimensionais.

Fortalecer o impacto social do projeto de apoio educativo e social em São Tomé e Principe através da continuidade da nossa intervenção social com um objetivo específico a curto prazo: construção de um complexo de oficinas artísticas, inseridas numa das muitas comunidades desfavorecidas, de forma a mais facilmente, criarmos maior impacto social.

Divulgar o nossa plano de ação em Cabo Verde, nomeadamente dando a conhecer a realidade da comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe.

Primar por manter e fortalecer a responsabilidade social pelas causas sociais e humanitárias que estamos a abraçar, fortalecendo assim a nossa própria identidade, incutindo simultaneamente valores de partilha/solidariedade nas nossas crianças e jovens.

Associação Alma Mater Artis

A Associação Alma Mater Artis (AMA), sediada em Águas Santas, freguesia do concelho da Maia, possui Estatuto de Utilidade Pública e define-se de acordo com o seu Objeto Social:
 
"Desenvolvimento de atividades educativas nas componentes artísticas de dança, teatro, música, artes plásticas e outras, fomentando a criação artística individual e coletiva, através de atividades, apresentações e espetáculos, num âmbito de apoio a causas culturais, sociais e humanitárias."
 
A constituição oficial desta Associação, em 21 de Março de 2014, decidida pelos encarregados de educação e pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, surgiu perante a necessidade de dar uma resposta de continuidade às inúmeras solicitações de colaboração apresentadas aos seus Grupos Equipas de Atividades Rítmicas Expressivas no âmbito do Desporto Escolar, muito para além do calendário letivo normal, bem como possibilitar a continuidade da atividade aos alunos que foram terminando o ensino secundário.
 
A AMA, reconhecida pelo Ministério da Educação como entidade capacitada para exercer boas práticas extra-curriculares de caráter social/cultural/solidário/artístico, possui atualmente validação pedagógica por parte do mesmo ministério para se apresentar como entidade proponente à mobilidade docente. Este facto, de extrema importância para a sobrevivência deste projeto, permitiu no passado recente garantir a continuidade de todo o trabalho anteriormente desenvolvido em contexto escolar.
 
O QUE JÁ CONSEGUIMOS
  • O Espetáculo Solidário Itinerante "Mam’África" – Expressão máxima da superação das dificuldades pela arte, pela dedicação, pela resiliência e singularidade percorreu várias regiões do país, com a participação de cerca de uma centena de crianças e jovens dos 6 aos 22 anos entre Junho de 2013 e Fevereiro de 2017.. 
  • A Dinamização do Projeto Educativo de Solidariedade Social “1 Mochila 2 Sorrisos” em parceria com a ONG Terra Crioula, em diversas Escolas no distrito de Cantagalo (STP), vai já na sua quarta fase.
  • A Representação oficial da AMA em São Tomé e Príncipe tem permitindo estabelecer novas parcerias e novas iniciativas solidárias, tendo em vista o desenvolvimento do voluntariado em pequenas comunidades.
  • A Criação de Pólos de Desenvolvimento Educacional, Artístico e Social enquadrados nas parcerias entretanto estabelecidas entre a AMA e Agrupamentos Escolares ou outras instituições locais e sociedade civil, como são os casos de Paços de Ferreira, Vizela, Maia (Ribeira Grande), Matosinhos, Lisboa- Setúbal e mais recentemente no arquipélago da Madeira.
  • Enquanto projeto do Desporto Escolar (génese desta Associação) a obtenção do título de Campeões Locais; Vice Campeões Regionais e Nacionais do Desporto Escolar em 2013 e Vice Campeões Locais, Campeões Regionais e Campeões Nacionais de Desporto Escolar em 2014. Atribuição de diversos prémios de reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho de âmbito artístico mas também social.
OBJETIVOS DE FUTURO
Continuar a promover nos jovens e crianças, a educação para a cidadania utilizando a vertente artística como instrumento fundamental para o sucesso educativo nas suas variantes multi-dimensionais. Primar por manter e fortalecer a responsabilidade social pelas causas sociais e humanitárias que estamos a abraçar, fortalecendo assim a nossa própria identidade, incutindo simultaneamente valores de partilha e solidariedade nas nossas crianças e jovens.

 A Associação Alma Mater Artis é uma organização de solidariedade social sem fins lucrativos, tendo-lhe sido reconhecido e atribuído o Estatuto de Instituição de Utilidade Pública, a 30 de Outubro de 2014.

INAUGURAÇÃO DIA 5 DE FEVEREIRO
NOVA LOJA ATELIER DO SOFÁ - PORTO
  
Av. Fernão Magalhães, 886
E-mail : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: 224923962
 
IMG 1999
 
VENHA VISITAR-NOS
Atenção: este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site estará a consentir a sua utilização.